Saiba como não utilizar um cartão de crédito de forma impulsiva

Você está sempre sofrendo de remorso quando chega a fatura do seu cartão? Aprenda algumas maneiras de se controlar ao fazer compras e evitar usar o cartão de crédito de forma impulsiva.

O Brasil conta com milhões de endividados atualmente, em grande parte devido ao cartão de crédito, afinal, ele cria a ilusão de saldo ilimitado e facilidade de pagamento.

Entretanto, a fatura chega no fim do mês e os juros para quem atrasa ou fica devendo são extremamente altos. Por isso, controlar o uso do cartão de crédito o quanto antes, é uma coisa inteligente a se fazer.

cartão de crédito de forma impulsiva
Saiba como não utilizar um cartão de crédito de forma impulsiva

Dicas para não utilizar seu cartão de crédito de forma impulsiva

A maior parte dos gastos desnecessários vem da compra e uso de cartão de crédito de maneira impulsiva. Portanto, é preciso saber diferenciar o que é realmente uma necessidade e o que é uma compra por impulso. Veja dicas:

  • Tenha uma lista de perguntas sempre à mão.

Prepare uma lista de perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar qualquer coisa. Pare de usar o cartão de crédito de forma impulsiva colocando essa lista de perguntas em sua carteira.:

  • Eu realmente preciso disso agora?
  • Posso pagar menos por esse item se fizer uma pesquisa?
  • Qual o valor da fatura no fim do mês, eu poderei pagá-la integralmente se fizer essa compra?
  • Gerencie suas emoções.

O uso do cartão de crédito de forma impulsiva normalmente está relacionado as emoções.

Com certeza muitos podem se identificar uma situação parecida: você está estressado ou deprimido.

Por isso, decide racionalizar suas compras impulsivas com pensamentos como “eu mereço isso” ou “estou tendo um dia difícil e quero me sentir bem”. Como controlar as compras quando as emoções estão falando mais alto?

Para começar, aprenda a identificar estes gatilhos. Em seguida, encontre formas eficazes de como se controlar.

Procure alternativas que não envolvam utilizar o cartão, afinal, se você usar seu cartão de crédito de forma impulsiva é bem possível que quando a fatura chegar você se veja ainda mais estressado e deprimido do que inicialmente.

  • Faça listas de desejos

Considere sua definição de “necessidades” e “desejos”. Em seguida, crie uma lista de itens em sua lista de necessidades e sua lista de desejos.

Certifique-se de ter todas as suas necessidades satisfeitas antes de ir para sua lista de desejos.

A princípio uma das melhores dicas para parar de gastar dinheiro impulsivamente é marcar a data em que você queria um item ao lado dele na sua lista. Se você ainda quiser muito depois de 30 dias, poderá economizar dinheiro para comprá-lo.

cartão de crédito de forma impulsiva
Saiba como não utilizar um cartão de crédito de forma impulsiva

Como limitar o consumo no cartão de crédito

Experimente rastrear seus gastos dos últimos três meses no cartão de crédito. Com o que você gasta mais? Onde pode cortar? Assim, você pode ter uma visão mais clara de seus hábitos de consumo e possíveis melhorias.

Por exemplo, você pode definir um limite para o uso de seu cartão de crédito diretamente com a operadora, ou experimentar deixá-lo em casa quando não estiver planejando comprar nada para evitar uma compra impulsiva.

Sem dúvida uma das melhores dicas para parar de gastar dinheiro é ter um plano financeiro. Certamente que os planos financeiros não são apenas para os mais velhos. É ótimo começar a planejar seu futuro o mais rápido possível.

Você será capaz de encontrar maneiras diferentes de controlar suas compras no cartão de crédito de forma impulsiva se tiver uma meta financeira específica que esteja buscando.

Tire proveito de sua juventude e invista seu dinheiro agora, para que você possa colher os frutos no futuro. Evitar utilizar o cartão de crédito de forma impulsiva te garante uma vida financeira mais feliz e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 7 =