Não Tenho Experiência Profissional! O Que Posso Colocar No Currículo?

Não tenho experiência profissional“. E agora? O que colocar no currículo? Você sabe como contornar esse problema e ter a chance de ser contratado?
Quem está buscando o primeiro sempre tem essa dúvida sobre o que colocar nessa lacuna. Portanto, é sobre isso que falaremos hoje!

  • Idiomas que você domine;
  • Experiências que você tenha vivenciado fora de um ambiente acadêmico;
  • Trabalhos voluntários;
  • Cursos extracurriculares;
  • Certificados de eventos;

Claro que, se você tiver alguma experiência relacionada ao cargo, isso será muito bem visto pela empresa.
E não precisa ser necessariamente uma experiência de trabalho. Qualquer experiência que se relacione com a área pode contar pontos para você!
Por mais que você fique com esse pensamento de “eu não tenho experiência profissional, portanto não vou conseguir nenhum trabalho”, calma. Não pense dessa forma.
Até mesmo os famosos “bicos” podem contar alguns pontos no seu currículo caso você não tenha experiência. Portanto, tente se recordar de tudo o que você já fez!
Intercâmbios também podem colaborar bastante para o seu currículo. Portanto, não se esqueça de adicionar esse tipo de experiência, caso você já tenha feito um!
TCC e trabalhos de iniciação científica também podem contar no seu currículo!

Não Tenho Experiência Profissional, E Agora? Devo Usar As Notas Da Faculdade?

Não tenho experiência profissional

Não. Você não precisa usar as notas da faculdade para colocar no seu currículo. Portanto, nem perca tempo com isso. A não ser, é claro, que a vaga que você esteja concorrendo seja acadêmica.
Tome cuidado também com o tamanho do currículo. Montar um currículo com 2 ou mais páginas pode tirar você da seleção. Portanto, busque colocar apenas as informações que sejam realmente relevantes!


Lembre-se de que um recrutador recebe pilhas e mais pilhas de currículos para avaliar. Você não será bem visto se entregar algo com muitas páginas!
É bom ressaltar também que, por mais que o currículo seja enviado para o primeiro emprego, não é interessante ser genérico demais. Por isso, é importante que você tenha em mente quais são os seus objetivos.

Fique muito atento também a todo tipo de erro que o seu currículo pode conter. Não estou falando apenas de erros gramaticais, mas também erros relacionados à sua experiência acadêmica, erros de inglês, e às vezes até mesmo dados omitidos que poderiam trabalhar a seu favor!

Conclusão

Por mais que você não tenha experiência ainda, não é motivo para desanimar. Afinal, todo mundo precisa começar do zero.
Já imaginou se nenhuma empresa aceitasse pessoas inexperientes? Ninguém mais conseguiria emprego nesse mundo! É bom lembrar também que ter um perfil atualizado no LinkedIn pode ajudar você a encontrar um bom emprego! Já demos várias dicas em outros artigos aqui no nosso blog de como melhorar o currículo e erros a serem evitados na hora de criar o seu. Portanto, dê uma conferida nos posts para não cometer erros bobos que podem custar uma vaga de trabalho para você!
Gostou do nosso post de hoje com dicas para quem ainda não tem experiência profissional? Então deixe o seu comentário abaixo, e conte para nós a sua própria experiência! Compartilhar esse tipo de informação com a nossa comunidade pode ajudar outras pessoas a conseguirem o que querem!


E se você gostou do que leu hoje, não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais e com os seus amigos que ainda não têm experiência no mercado, mas que desejam conquistar também o primeiro emprego!
Em breve, traremos mais dicas e novidades com dicas de empregos e de como montar um bom currículo. Vejo você em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *