Jovem Aprendiz: 5 Dicas Para Ser Um Ótimo Jovem Aprendiz!

Entrar em um programa de jovem aprendiz é uma das maneiras mais eficientes para que jovens possam ingressar no mercado de trabalho.

Você sabia que por lei, as empresas no Brasil devem ter pelo menos de 5 a 15% de funcionários que seja jovens aprendizes?

Portanto, se você quer saber mais sobre como ingressar no mercado de trabalho dessa maneira, confira as dicas que separamos hoje para você!

Para Ser Um Jovem Aprendiz, Estude Bastante

Conseguiu a vaga? Ótimo! Mas, para ser um bom jovem aprendiz, não basta apenas conseguir a vaga. Se você quer ser efetivado (a), é preciso continuar estudando.

E, na verdade, o estudo não vai servir apenas para que a pessoa seja efetivada. Através do estudo contínuo, você ganhará mais conhecimentos e se tornará um (a) profissional cada vez melhor.

Além disso, suas chances de ascender dentro da empresa se tornarão cada vez maiores! Lembrando que ter um bom perfil no LinkedIn pode ajudar você a ingressar de forma ainda mais fácil!

Seja Responsável

Por mais que uma tarefa delegada a você seja simples, seja sempre bem responsável e se comprometa com o que foi confiado a você.

Seja sempre pontual na empresa e não recuse nenhuma tarefa. Mostre que você tem competência para executar uma tarefa, independente da sua dificuldade.

Isso mostrará para os seus superiores que você é uma pessoa de confiança e está apta a exercer cargos e tarefas mais complicados.

Para Ser Um Jovem Aprendiz, Não Fique Com Dúvidas

Não tenha receio e nem vergonha de perguntar as coisas. É muito pior terminar o dia com dúvidas!

Sempre que você tiver dúvidas sobre como proceder com alguma tarefa ou trabalho, pergunte.

Não é vergonha alguma não saber, muito pelo contrário. Seus superiores sabem que você é um jovem aprendiz e que ainda está aprendendo como proceder em várias situações.

Além disso, se mostrar uma pessoa proativa conta muitos pontos para você. Pode ter certeza de que você será visto (a) com ótimos olhos pelos seus colegas e superiores.

Crie Metas e Objetivos Para O Seu Início De Carreira

Por mais que você tenha ingressado em uma carreira de jovem aprendiz, é importante começar a pensar desde cedo no que você quer para a sua vida.

Portanto, comece a traçar metas e objetivos! Por isso, a dica que eu posso dar é: trace metas de curto, médio e longo prazo.

A verdade é que você ficará completamente perdido (a) se tentar cumprir metas de longo prazo em pouco tempo.

Portanto, comece a criar metas para o início da sua carreira. Tente responder questões simples, como o que você quer para a sua carreira profissional e onde gostaria de estar em cinco anos.

Com isso em mente, será mais fácil traçar um planejamento para o seu futuro profissional!

Peça Por Um Feedback

Outro ponto em que você deve manter um foco é no feedback. Isso é, pedir por um feedback para os seus superiores é algo que pode contar muitos pontos para você.

Isso porque como jovem aprendiz, você será visto com bons olhos caso esteja se preocupando com o desempenho das suas atividades.

Quem busca conhecimento e melhorias no próprio trabalho certamente merece um espaço definitivo na empresa. E se mostrando assim, pode ter certeza de que você dará sinais de maturidade.

Assim, a empresa entenderá você será um bom investimento para ela mesma. Por isso, seja proativo (a), questione sempre e peça por um feedback!

E aí, você gostou das dicas de hoje para um jovem aprendiz? Portanto, deixe o seu comentário abaixo e conte a sua própria experiência, caso já tenha sido um jovem aprendiz!

E se você gostou das dicas, compartilhe essas informações em suas redes sociais e com amigos seus que também querem iniciar a carreira a partir desse ponto!

Fique de olho nas novidades do nosso blog. Em breve, traremos mais conteúdos com dicas para jovens aprendizes, dicas para criar um bom currículo e dicas de empregos!

Até logo e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *