Criar Um Currículo: 8 Dicas Do Que NÃO Escrever!

Criar um currículo bom não é complicado. Mas é importante que você também saiba o que não deve ser colocado no currículo!

E isso é o que faz tanta gente sequer passar pela primeira fase. Alguns erros que podem parecer muito bobos são decisivos para que o recrutador nem olhe para o seu currículo.

Portanto, para que você não passe por esse tipo de problema, daremos hoje 8 dicas do que não deve ser escrito em um currículo.

Acompanhe abaixo!

Dados Pessoais

Ao criar um criar um currículo não coloque seu número de RG, CPF, ou anexe nenhum documento. Nessa fase isso não será necessário, somente quando você for chamado pelo recrutador para ser contratado (a). Portanto, esqueça seus documentos por enquanto!

Para Criar Um Currículo, Use Um E-mail Adequado

Nada de utilizar e-mails pessoais com brincadeiras, apelidos ou coisas do tipo. Aquele seu e-mail criado 10 anos atrás como “gatinha_17” ou “eusouomáximo@email.com” não devem ser usados em hipótese alguma. Portanto, utilize um e-mail profissional!

Não Use Objetivos Vagos

Na hora de listar seus objetivos, não use nada vago como “ajudar a empresa a crescer”. Isso é o mínimo que o empregador espera. Portanto, use informações mais relevantes.

Não Use Qualificações Vazias

Muita gente comete o erro de criar qualificações vazias na hora de criar um currículo. Nada de usar jargões como “profissional com vontade de crescer e vestir a camisa da empresa”. Coloque qualificações específicas e que realmente mostrem o seu valor como profissional.

Cuidado Com a Ordem Das Experiências

Pode parecer que não, mas colocar as experiências foram de ordem cronológica pode afetar o seu currículo. Portanto, tome cuidado com as datas e coloque suas experiências (independente de quais sejam) mais recentes no topo do currículo!

Quer Criar um currículo ? Então Não Inclua Objetivos Profissionais Que Não Sejam Condizentes Com o Seu Perfil!

Se você ocupa uma posição de analista, por exemplo, evite usar o título de diretor no currículo. Para chegar até esse patamar, você precisa passar por várias etapas antes!

Claro que você pode tentar subir de carreira. Mas cuidado para não subir mais de um degrau por vez. Portanto, vá com calma.

Ao Criar um Currículo Não Inclua Sua Pretensão Salarial

Não inclua a sua pretensão salarial no seu currículo, a não ser que essa informação seja solicitada na descrição da vaga.

Se você ainda não tem certeza do que a empresa espera de você como profissional, pode ser que você acabe inserindo um valor alto demais, ou até mesmo baixo demais para o seu cargo.

A situação ideal ocorre quando o salário é negociado apenas depois que você apresentar suas qualificações à empresa.

Portanto, espere o momento mais adequado para isso!

Montar Um Currículo Com 3 Páginas Ou Mais

Os recrutadores não têm todo tempo do mundo para analisar os currículos.

Por isso, aqueles que tiverem mais de 2 ou 3 páginas são descartados.

Portanto, nem adianta escrever toda a sua biografia e contar toda a sua trajetória até o presente momento.

Claro que um profissional deve ter orgulho de cada etapa que já conquistou. Porém, o recrutador precisa saber se o candidato é qualificado ou não a exercer aquele cargo.

Portanto, foque apenas nas informações mais essenciais para criar seu currículo! Por isso, coloque logo no início do currículo os seus principais objetivos.

Conclusão

Tome cuidado com todos os pontos citados acima para você não perder uma vaga por mero descuidado.

Vale ressaltar também mais uma vez que erros de ortografia em seu currículo podem custar a vaga!

Portanto, tome muito cuidado e revise muito bem todo o texto antes de enviar o currículo para o recrutador. Lembrando também que um perfil atualizado no LinkedIn pode facilitar muito o ingresso à empresa!

O que você achou das nossas dicas de hoje sobre erros que você não deve cometer ao montar um currículo? Se você gostou, deixe o seu comentário abaixo!

Não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com os seus amigos mais próximos que estejam com dificuldade para criar um currículo!

Em breve, traremos mais posts e dicas de empregos, currículos e dicas para jovens aprendizes! Fique de olho nas novidades do nosso blog e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *