Consiga seu emprego sem ter experiência.

Você não tem experiência de mercado ou não tem experiência em uma área que você quer muito migrar e aí fica aquela insegurança “poxa vida o mercado só contrata gente com experiência e eu não tenho a menor chance“, será mesmo? Neste artigo iremos falar como podemos conseguir um emprego mesmo sem ter experiência e acredite é possível!

Como se preparar para o processo seletivo? Não apenas isso, mas como se autoconhecer para se desenvolver? Eu consigo um emprego mesmo sem ter experiência? A resposta é sim! E vamos explicar o porquê, parece impossível mesmo e não tem nenhuma fórmula mágica, aqui tem estratégia! Então a gente vai ter que colocar nossa cabeça pra funcionar, vamos ter que pensar de forma muito racional e saber criar boas estratégias para a gente conseguir essa vaga. Isso serve tanto para quem não tem experiência no mercado, nunca trabalhou, quanto para pessoas que querem migrar para uma nova área e conseguir um emprego sem ter experiência nessa área.

É importante a gente ter consciência das nossas competências. O que seria competência? Seria a união entre conhecimento, habilidade e atitude. E é exatamente isso que você tem que vender a empresa, eu não tenho experiência, mas eu tenho competências ao longo da minha trajetória de vida ou da minha trajetória profissional que podem e muito contribuir com a empresa.

emprego sem ter experiência

Segue alguns exemplos:

Para quem não tem experiência: “Então, não tenho experiência, nunca trabalhei é só fiz uns bicos” às vezes quando se fala que não tem experiência, mas foi feito várias filas, bicos, trabalhos voluntários, isso conta como experiência, você pode colocar como atividades complementares, atividades extracurriculares, se não for propriamente uma experiência profissional, outros trabalhos, projetos individuais, trabalhos autônomos, pode colocar em diversas formas. Porque isso representa que mesmo você não tem um emprego formal, você teve uma trajetória onde você pode explorar esses conhecimentos, essas habilidades, atitudes e é isso que tem que estar no currículo, e é isso que tem que estar no seu discurso.

Então, vamos supor que você tenha trabalhado vendendo cosméticos, aí você pensa “eu não sei se isso eu devo colocar no meu currículo”, “eu fiz bico como pintor ou como o pedreiro”, “dei aula particular não sei se isso é bom”, tudo isso tem que ter no currículo, se você fez é uma experiência gerou competências, você aprendeu e adquiriu essa competência, competência se prova com fatos. Você pode pensar “eu tenho uma competência muito grande em vendas, então não só empurrou o produto para a pessoa comprar, eu sempre gosto de conversar com a pessoa, entender a necessidade dela, procurar oferecer produtos que vão entregar aquilo que ela espera” ou “eu sou muito bom em comunicação, sei me comunicar com todos os tipos de pessoas, diferentes hierarquias“, “eu sou muito bom em negociação, eu entendo a necessidade, eu sei vender, eu sei mostrar os benefícios que essa pessoa vai ter, eu sempre trabalhei nesse se ganha-ganha, onde eu ganho, mas o cliente também, eu sei tomar decisões de forma assertiva, se resolver problemas“, esse foram alguns exemplo genéricos.

Se você tem tudo isso, para uma empresa, isso é muito bom. Uma pessoa que sabe se comunicar, que sabe negociar, sabe lidar com o público. Então para quem não tem experiência nenhuma, vá trabalhar nessa trajetória, primeiro no currículo, porque todo o processo seletivo começa pelo currículo, então ponha em prática.

emprego sem ter experiência

Para quem já tem experiência de mercado que a migrar para outra área, você vai construir seu currículo dando ênfase já, nessas competências, nesses conhecimentos, que de uma certa forma estão alinhados a nova área que você quer conquistar uma vaga. Vamos supor as “hoje estou na área operacional, mas eu quero tentar uma vaga na área financeira, que é o que eu gosto de fazer“, dentro das suas funções atuais, da sua experiência em área operacional, quais experiências, conhecimentos, habilidades e competências estão alinhadas à área financeira? Podemos citar algumas: área financeira você precisa de raciocínio lógico, raciocínio rápido, capacidade de análise, conhecimentos em matemática, essas habilidades de alguma forma estão ligadas à área operacional, se você for parar pra pensar. Porque na área operacional, você não pode ficar viajando na maionese, você tem que ter uma decisão rápida, apareceu os problemas, você tem que resolver, você tem que ser ágil, você tem que ter uma capacidade de análise para saber se tudo está correndo bem, porque se tiver um erro na área operacional, prejudica todo mundo, porque é uma área geralmente segmentada e uma depende da outra, então tem que ter essa capacidade de análise, essa percepção, isso é interessante para a área financeira, e é uma outra visão que você traz, você está vindo de uma área de produção ou de uma área operacional, para a área financeira, você está trazendo essa visão para a área financeira, trazendo um pouco mais de estratégia, é uma oportunidade de troca, uma oportunidade de você trazer um diferencial e é isso que você tem que vender, tanto no seu currículo, como na entrevista de emprego.

emprego sem ter experiência

Competência se comprova com o fato, então quando forem fazer o seu currículo, sempre pensa em fatos e em resultados concretos que vocês podem comprovar, e outra coisa que ninguém fala pra vocês: Por mais que as empresas coloquem lá: “candidato só com experiência“, não se intimidem por isso, se você estruturar o seu currículo dessa forma, com competências, comprovando essas competências, colocando um case de sucesso da sua área atual, sabendo estruturar bem. Manda seu currículo mesmo sem experiência, seja ‘cara de pau‘, não tenham medo e nem receio, porque se a pessoa gostar do seu perfil, ela vai te chamar! Independente se você tem experiência ou não, tudo depende da forma como você se apresenta, a forma como você estrutura seu currículo, organiza sua história e como você se prepara para entrevista.

Mesmo que empresa olhe para seu currículo e veja que você nunca trabalhou, mostre suas competências! Tenha consciência das suas competências, entregue isso para a empresa. Seja protagonista e traga autoridade, seja verdadeira e nunca invente mentiras, não coloque coisas que não existe, porque daí o azar é seu! Lembre-se, competência, ela se comprova com o fato, se você não tem essas competências, você não vai ter como prová-las e aí não tem jeito. Por isso é importante fazer a lição de casa antes de ficar bombardeando com os seus currículos por aí como se não houvesse amanhã, estratégia é tudo na hora de procurar um emprego, quem coloca isso em prática consegue emprego, tendo ou não tendo experiencia, não se intimide com essa frase ‘tem que ter experiência‘ finja que nem ouviu isso, arrisca, acredita em você e venda seu peixe, dessa forma que ensinamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *