Como Conseguir o Primeiro Emprego Sem Experiência

O começo de carreira é sempre aquela história, você não consegue o emprego porque não têm experiência, mas você não consegue experiência porque ninguém te dá uma oportunidade de emprego.

Para muitos esse paradoxo do primeiro emprego é um beco sem saída e as pessoas acabam perdendo a motivação e deixando a sua busca de lado, mas não deixa de acontecer com você, tem várias coisas que você pode fazer nesse momento e a gente vai te contar quais são.

Vocês quem ficou com o que eu falei até agora está buscando opções de emprego sem a experiência? Para te ajudar a conquistar esse objetivo, a gente fez uma lista de opções de coisas que você pode fazer para impulsionar esse início da sua carreira.

Primeiro Emprego

1 – Crie suas próprias oportunidades.

A primeira dica para você criar as suas próprias oportunidades. Você pode aproveitar esse momento para levar pra frente àquele projeto pessoal, aquele sonho que você sempre teve e assim desenvolver habilidades em uma vivência prática. Na hora de conversar com o recrutador, você vai ter esses exemplos para falar sobre o seu perfil e também resultados para mostrar. Também existe a possibilidade de prestar um serviço para outras pessoas, existem várias plataformas online que conectam empreendedores e profissionais autônomos, como por exemplo: a getninjas, a trampos.co e a 99 freelas.

2 – Faça trabalhos voluntários.

A segunda dica é buscar por trabalhos voluntários, além deles serem ótimos para enriquecer o seu currículo, eles também são uma oportunidade para você entender a dinâmica do mercado e colocar em prática o que você aprendeu na faculdade. Existe uma série de organizações internacionais que são uma ótima porta de entrada para quem acabou de se formar, como por exemplo: enactus que é uma rede que fomenta projetos com foco no empreendedorismo social e a aiesec que tem como objetivo desenvolver a liderança de seus membros por meio de experiências de gestão e intercâmbio, você sendo um voluntário, além de ganhar experiência prática que vai facilitar a entrada no mercado depois, você também ganha um network muito rico que pode depois de dar indicações para o seu primeiro emprego, outra opção é procurar por ONGs na sociedade que são as organizações não governamentais, elas podem estar procurando por profissionais no setor em que você gostaria de atuar. Se você encontrar uma causa com a qual você se identifica é ainda melhor, porque isso pode manter sua motivação em alta.

Primeiro Emprego

3 – Aproveite qualquer oportunidade para se capacitar.

A terceira dica é capacitar se sempre que você tiver oportunidade. É muito legal você participar de eventos ou cursos no seu setor e aproveitar esses momentos para fortalecer sua rede de contatos. Durante os processos seletivos, sabe dizer como cada curso ajudou na sua formação e como você pode aplicar aquele conhecimento no mercado de trabalho vai te dar uma vantagem. Lembre-se que existem vários cursos online que são gratuitos e têm um conteúdo excelente, para capacitar você só precisa mesmo de proatividade disciplina. A própria fundação estudar tem dois cursos online gratuitos, que é a produtividade na prática e o autoconhecimento online.

4 – Viajar pode se ser muito interessante.

A quarta e última dica é viajar o máximo que você conseguir. Se for possível pra você, aproveite esse momento que você ainda não ingressou no mercado de trabalho, para ter uma experiência internacional, esse é o melhor momento para conseguir passar um tempo fora do brasil sem as preocupações que vão surgir quando você tiver no seu primeiro emprego. Você pode fazer tanto intercâmbio profissional na sua área de atuação, quanto juntar com a nossa segunda dica é fazer um trabalho voluntário no exterior. É a oportunidade perfeita para você aprender e praticar um outro idioma, além de desenvolver competências que são muito valorizadas no mercado profissional, como a adaptabilidade, a visão global e a inteligência emocional. Se você está preocupado com o quanto isso pode custar, existem várias opções de bolsas de estudo para quem quer estudar no exterior, a própria fundação estudar tem um outro canal que e o ‘estudar fora’, onde são divulgadas informações e as bolsas de estudo abertas para estudar lá fora.

Gostou das dicas? Acha que dá pra colocar alguma delas em prática? Conta pra gente aqui nos comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *